Os primatas

Os primatas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011




Notícia:



Metade dos macacos em risco de extinção

06 Agosto 2008



48% das espécies de macacos estão em vias de extinção, revela um estudo da União Internacional para Conservação da Natureza. Enquanto África e Ásia são os continentes mais afectados, há casos de sucesso no Brasil
Quase metade das espécies mundiais de macacos (48%) enfrentam um cenário de extinção, de acordo com um estudo mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Apesar de a principal ameaça para os primatas continuar a ser a destruição do seu habitat natural, outros factores, como a caça e o comércio ilegal de espécies selvagens, estão a contribuir para este cenário catastrófico, afirmou Russell Mittermeier, presidente do grupo de conservação especialista em primatas.
Jean-Christophe Vie, responsável pelo programa de espécies da UICN, afirmou que é muito difícil inverter a tendência de desaparecimento que os macacos estão a enfrentar, pelo facto de o seu tempo de vida ser bastante longo.
A desflorestação é um dos principais factores que contribuem para a extinção das espécies, uma vez que não só reduz os habitats como permite o avanço de pessoas para locais anteriormente inexplorados. Para além disto, os macacos são uma espécie relativamente fácil de caçar: são diurnos, movem-se em grupo e fazem barulho e, por isso, tornam-se alvos apetecíveis.
A Ásia é a região com maior número de espécies ameaçadas -cerca de 71%-, sendo que também os cinco países que lideram o ranking de espécies em perigo são asiáticos: Camboja (90%), Vietname (86%), Indonésia (84%), Laos (83%) e China (79%).

Sem comentários:

Enviar um comentário